Seleção de artigos e textos / Selection of articles and texts:
Rodrigo Visca, 1980, Brasil. Vive e trabalha em São Paulo.
Pantomima e Pintura
Rodrigo Visca mobiliza neste conjunto de trabalhos pintura, desenho e
arte gráfica, sozinhos ou associados que, estranhamente, se poderiam enunciar por gêneros: acontecimento, mito, natureza-morta, retrato. Contudo, apesar de reconhecer tradições pictóricas e gráficas, Rodrigo Visca se esbate com o que poderia chamar de “acometimentos”.Explico: ao realizar uma ação o corpo sofre à sua maneira reações visíveis e invisíveis, e “lida” com elas.
Seu modo de “lidar” com essas implicações coletivo-individuais resulta num recorte em que a expressão se apresenta por formas abertas, incongruentes e/ou mudanças de ritmos e direções, nas quais o corpo é projeção do espaço externo e o espaço externo uma extensão do corpo.
A relação de corpos e espaços configuram uma espécie de pantomima que pode então estar associada a teatro, isto é, uma dimensão da representação objetiva e subjetiva que narra mesmo quando tende à abstração, ora com pouco valor, ora pungente.
Surge, então, uma voz cuja fisionomia acompanha sempre algum tipo deanamorfose e uma gestualidade expressiva.
André Fernandes, Pantomima e Pintura. primavera de 2022
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Rodrigo Visca, 1980, Brazil. He lives and works in São Paulo.
Pantomime and Painting

Rodrigo Visca mobilizes painting, drawing and graphic art, alone or associated that, strangely, could be listed by genre: event, myth, still life, portrait. However, despite acknowledging pictorial and graphic traditions, Rodrigo Visca struggles with what he might call “attacks”. Let me explain: when performing an action, the body undergoes visible and invisible reactions in its own way, and “deals” with them.

His way of “dealing” with these collective-individual implications results in a cut in which expression is presented in open, incongruous forms and/or changes in rhythms and directions, in which the body is a projection of the external space and the external space an extension of the body.

The relationship between bodies and spaces configures a kind of pantomime that can then be associated with theater, that is, a dimension of objective and subjective representation that narrates even when tending to abstraction, sometimes with little value, sometimes poignant.

Then comes a voice whose physiognomy always accompanies some kind of anamorphosis and expressive gestures.
André Fernandes, Pantomime and Painting. springtime of 2022